A importância do Instagram para sua empresa

Você conhece alguém que não tenha redes sociais ou até mesmo sem celular? É difícil, não é mesmo?! Com o avanço da tecnologia, as pessoas fazem dos celulares, algo indispensável em sua vida. Se você sair de casa sem o seu, o dia parece que fica estranho!

Isso se dá pela facilidade que redes sociais dão em nossas vidas. E, não somente na vida pessoal, mas vem ganhando grande espaço na vida empresarial, uma vez que o relacionamento com o público torna-se mais próximo. Além de ser um ótimo meio de divulgação para sua marca e/ou empresa.

Perante a várias redes sociais disponíveis hoje – como Facebook, Twitter e LinkedIn –, o Instagram é a que vem ganhando maior destaque.

É uma rede social em que sua essência principal é visual. Ou seja, os usuários podem postam fotos e vídeos de até 1 minuto, aplicam efeitos e interagem entre seus seguidores, através de curtidas e comentários.

Também existem as hashtags, que servem como um mecanismo (ou filtro) de busca das publicações. Você também pode segmentar seu público por elas, caso possua uma página de sua marca.

Mas por que minha empresa precisa disso? O Instagram conta com mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, que em sua maioria são engajados e assíduos.

E a presença na plataforma fará da imagem de sua marca moderna no mercado, além de aproximar ainda mais o contato cliente-empresa.

Listaremos a seguir, os principais motivos para que sua empresa crie uma conta no Instagram:

 

IMAGENS

Se compararmos texto e imagem, com certeza, a imagem é o que você visualiza antes de tudo. Elas geram em nós uma conexão emocional de forma imediata. Grande parte dos usuários de rede utilizam justamente para se inspirar ou relaxar com as fotos e vídeos.

Mas as empresas devem criar imagens que cativem, que sejam descontraídas e que passem os valores da empresa para o público. Não fazendo do feed, um catálogo de produtos para somente vender. Pois empresas que geram empatia com seu público, geralmente são as que mais atraem seguidores.

 

PERFIL COMERCIAL

Para empresas, o Instagram oferece ferramentas exclusivas no perfil comercial (para alterar do pessoal para o comercial, basta selecionar nas configurações “Alternar para o perfil comercial” e seguir as instruções).

Por esse perfil você tem acesso a informações de gênero, faixa etária e localização do seu público. Também terá quanto a participação do público e o alcance das publicações. São importantes informações, uma vez que é por elas que você tem a noção se está atingindo bons resultados com os seus posts e quais não dão resultados para sua estratégia.

 

INTEGRAÇÃO COM O FACEBOOK

Em 2012, o Facebook comprou o Instagram e, a partir daí, as redes tem sido integradas, facilitando o acesso. Quando você publica uma foto no Instagram é possível compartilhá-la automaticamente no seu perfil ou página do Facebook. Mas isso só é possível se as contas estiverem vinculadas.

 

INSTAGRAM ADS

 Como no Facebook, você também pode criar anúncios no Instagram de maneira simples e muito eficaz quanto ao alcance de pessoas tanto na visibilidade de sua marca/empresa.

É por meio do botão “Promover” que você tem acesso a criação de anúncio próprios da plataforma. Com ele, você segmenta o público-alvo para aquele anúncio, define o orçamento a ser gasto e escolhe o tempo de duração da campanha.

 

STORIES

 O Stories permite com que você poste imagens ou vídeos de curta duração no prazo de 24 horas para visualização, depois disso, elas desaparecem.

É utilizada para mostrar o dia a dia, o que você está fazendo e até participações em eventos, ou seja, em diversas situações dos seguidores. É parecido com a rede social Snapchat, que tinha os mesmos recursos, porém caiu em declínio com a criação do Instagram Stories.

Para as empresas e marcas é muito importante, pois a humaniza, usando imagens menos artificiais e forçadas, de forma dinâmica. O fato de mostrar os bastidores, o cotidiano do escritório ou da fábrica, por exemplo, cria uma relação mais intimista com seu público fazendo-o parte do negócio.

Você também pode fazer divulgações de blogs, eventos, promoções por meio do Stories. Se seu perfil tiver mais que 10 mil seguidores e impulsionar uma publicação, é possível colocar um link direcionando a pessoa ao seu site. É possível também adicionar filtros, gifs, emojis, figurinhas, localização, temperatura, horário e até desenhar.

 

 

ENGAJAMENTO DO PÚBLICO

Engajamento do público refere-se as vezes que seus seguidores que interagiram com as suas publicações. Como já falamos, o Instagram é uma rede em que possui forte engajamento. Por meio de curtidas, comentários, mensagens diretas e enquetes, o seguidor pode interagir com sua marca.

 

AO VIVO

A live é uma transmissão ao vivo feita pelo seu celular e por ser usada de diversas formas e diversas finalidades. Você pode transmitir um workshop, uma demonstração do seu produto, lançamento de uma linha de produto e ainda interagir com seus público, para isso os seguidores devem entrar na live. É possível também responder as perguntas deixadas pelos seguidores no momento da transmissão.

 

HASHTAGS

Por último mas não menos importante, inicialmente utilizada no Twitter, refere-se ao uso das hashtags que é um recurso de categorização do conteúdo postado. Ou seja, facilita e ajuda a classificar o tipo de público e o tipo de postagem.

As hashtags são de extrema importância, já que auxiliam o seu público a se identificar com as fotos e os vídeos postados, ao mesmo tempo, aumentam o alcance das publicações.

 

Com essas dicas você percebeu a importância do Instagram para destacar sua empresa/marca?

Conte-nos como você tem utilizado o Instagram!

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