As cores no marketing e seus significados

Todos nós sabemos e percebemos como as cores afetam nossas emoções, nossos sentimentos, nosso humor e, principalmente, a forma como estimulam os sentidos de quem às observam. Por isso, separamos esse artigo para explicar a vocês o quão importante é aprender o significado das cores no marketing para contribuir nas vendas de produtos.

No universo do marketing um ponto de extrema importância no produto ou serviço são os detalhes presentes nele, que de alguma maneira acabam impactando o consumidor de forma positiva ou negativa na hora da compra.

Segundo Neil Patel – um dos maiores nomes do Marketing Digital -, a cor representa cerca de 85% da causa no qual o consumidor compra um determinado produto. É uma porcentagem muito grande, o que nos faz pensar que a aparência visual de um produto realmente faz a diferença na hora da compra. Quem aí nunca comprou algo pela sua embalagem ou pelo rótulo super colorido?

 

Porém, um cuidado muito especial deve ser tomado. Antes de decidir as cores a serem utilizadas deve ser feita uma boa pesquisa, uma vez que a aplicação errada de cor pode causar desfechos inesperados e indesejados para sua marca ou empresa.

Para nos auxiliar neste quesito, o psicólogo Robert Plutchik criou a Roda das Emoções, que é nada mais nada menos que um círculo com 8 emoções básicas ou primárias, como o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria, além de variados estados emocionais secundários e terciários que diferenciam em grau de intensidade e surgimento.

A agência americana CopyPress fez essa arte inspirada na roda para um entendimento melhor e mais lúdica das emoções. Confira abaixo:

 

O QUE SIGNIFICA CADA COR?

Neste tópico iremos abordar sobre as cores e seus significados. E também como as cores podem te ajudar na melhora dos resultados.

Publicitários e designers sempre estão atentos a qual paleta de cores utilizar em seus jobs e quais vão representar tais marcas. Já que a maioria dos logotipos já difundidos no mercado são reconhecidos pelas cores ligadas a determinados tipos de comportamento.

E é assim que o marketing funciona! Por isso é tão importante ter conhecimento do que cada cor representa para que os consumidores sejam atraídos.

A seguir, você observará uma seleção das principais cores com seus significados e o que elas representam.

 

VERMELHO

Esta cor é utilizada no mercado em campanhas românticas em que o amor e paixão são predominantes, porém, também pode significar fome. Como sabemos, as marcas como KFC e Burguer King utilizam o vermelho em suas logos justamente por isso.

A cor pode ser associada também a campanhas de promoções, uma vez que é chamativa e estimula a ação, prendendo a atenção do consumidor.

Além desses sentimentos, pode significar a raiva, fogo, velocidade, poder, amor, sangue, guerra e violência.

 

LARANJA

Se você está buscando uma cor vibrante, o laranja é o mais recomendado. Já que é uma cor enérgica que desperta o lado criativo do usuário e também o ânimo, além de ser uma cor menos agressiva aos olhos.

No mundo do Marketing, o laranja significa a alegria e confiança que aquela marca representa.

Ela também pode significar equilíbrio, humor, energia, entusiasmo e expansão.

 

AMARELO

O amarelo é uma cor que transmite a ideia de otimismo, pois é uma cor acolhedora. E, assim como a cor vermelha, também representa um estimulante de apetite. Daí o porquê das marcas de fast food usarem essas duas cores em destaque.

Falando em Marketing, o uso do amarelo é mais direcionado a CTAs (Call to Action) uma vez que a cor consegue a atenção do usuário, fazendo com que os detalhes específicos tenham mais destaques.

Tem o poder de remeter a sensação de transparência das empresas para os clientes, quando falando em sites e blogs.

Além dessas sensações, transmite sabedoria, relaxamento, felicidade, esperança, verão, traição, inveja e perigo.

 

VERDE

O verde geralmente é associado a natureza e meio ambiente. Mas não transmite apenas isso, ela também é capaz de transmitir harmonia e saúde.

Os estabelecimentos em que mais utilizam essa cor são hospitais, clínicas e centros de saúde, pelo fato de acalmar e dar a sensação de relaxamento aos pacientes e visitantes.

Nas questões corporativas, o verde é usado para dar a sensação de coerência ao cliente.

Também passa sensações como: perseverança, orgulho, juventude, fertilidade, boa sorte e generosidade.

 

AZUL

O azul claro é a cor que transmite higiene e frescor a quem está observando. Transmite também a sensação de sucesso e conquista.

Já o azul escuro expõe a ideia de poder e confiança, e tem a capacidade de levar segurança e tranquilidade as pessoas.

A cor azul é muito utilizada no meio corporativo, pois reforça a confiança que a marca passa.

Também é associada a fé, espiritualidade, estabilidade, paz, céu, frio e tecnologia.

 

ROXO/VIOLETA

É uma cor que historicamente nos induz a realeza e a nobreza. Também é associada à espiritualidade por muitas pessoas.

Em estabelecimentos que visam o bem-estar dos clientes, como spas e clínicas de beleza, a cor roxa costuma ser predominante, justamente por passar a sensação de sabedoria e nobreza.

Outras sensações que a cor passa, podem ser: conhecimento, crueldade, erotismo, mistério e transformação.

 

BRANCO

A cor branca é considerada uma cor pura, que tem a capacidade de transmitir a sensação de tranquilidade, calma e organização.

É uma das cores mais fáceis de ser combinadas, pois se trata de uma cor neutra.

No marketing, geralmente é utilizada como uma cor predominante em blogs e matérias gráficas, pois dá mais destaque aos CTAs.

Ela também pode comunicar proteção, respeito, paz, pureza, inocência, esterilidade e humildade.

 

EXISTEM FERRAMENTAS GRATUITAS PARA ME AUXILIAR NAS CORES?

Sim, e muitas! Selecionamos as três principais ferramentas que irão auxiliar para que você não erre na escolha das cores!

ADOBE COLOR

A primeira ferramenta faz parte da família Adobe. Nela é possível visualizar inúmeras paletas já prontas com variação de cinco cores em cada.

Você também pode criar a sua paleta. Mas, para isso é necessário criar uma conta da Adobe. Lembrando que não é nada pago!

Você também pode usufruir das combinações de cores análogas, tríades, compostas, entre outras.

 

COLOURCODE

Este site é perfeito para você que deseja encontrar uma cor personalizada, sem aquelas já “pré-definidas”. Você encontra cores aleatórias e muito específicas, passando o mouse sobre a tela, as cores vão mudando até você encontrar a que preferir. O melhor desse site é que ele gera o código da cor em RGB, facilitando ainda mais seu trabalho.

 

COLOROTATE

O colorotate é um aplicativo para você que não tem muita familiaridade em compreender como as cores se relacionam entre si.

Nele as cores são apresentadas de forma tridimensional, fazendo com que a visualização e a compreensão entre as tonalidades fique mais fácil de entender.

Ele é um aplicativo disponível apenas na App Store, mas também funciona na versão web!

 

Quais são os principais sentimentos que você deseja provocar em seu público? Conte pra nós quais ferramentas você tem utilizado no momento!

 

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