Como realizar feedback individual dentro da sua empresa, de forma produtiva e eficaz

Por Rachel Pereira

Você provavelmente já ouviu a frase “Trate o outro como você gostaria de ser tratado”. A frase realmente não é maldosa, a intenção é boa, porém essa estratégia não é eficaz, podendo até afetar sua comunicação de forma bem negativa.

O ideal é que tratemos o outro como ele realmente gostaria de ser tratado, pois as necessidades dos outros são diferentes das nossas. Simples assim.

E lembre-se, sempre, sempre, sempre….

A responsabilidade da qualidade da comunicação é sempre do COMUNICADOR.

Ou seja, a responsabilidade da boa ou ruim comunicação é sempre de quem está comunicando.

Após esse entendimento, precisamos analisar o que vai ser dito e como será dito, a fim de ter uma ótima qualidade em nossa comunicação durante o feedback. Para isso, pegue um papel e caneta e tenha mais clareza das seguintes questões:

Em seguida, como perceber de forma mais ampla, porém assertiva, a comunicação ideal com cada pessoa?

Perfil Comportamental através da Teoria DISC

Você já ouvir falar sobre Perfil Comportamental através da Teoria DISC?

Desenvolvida pelo Doutor em psicologia de Harvard William Moulton Marston, a Teoria DISC tem sido utilizada há mais de 40 anos por milhões de pessoas em todo o mundo. Já foi traduzida e validada em 27 idiomas e 75 países, considerada hoje como uma das metodologias de avaliação de perfil mais confiáveis no meio corporativo global.

Imagine que temos em nós dosagens específicas de níveis comportamentais, e que embora possamos nos adaptar (subindo ou descendo níveis de tendências comportamentais), temos de 1 a 3 tipos de tendência comportamental que definem a nossa naturalidade.

Aqui na Nectarina utilizamos o software Cis Assessment que se baseia fortemente na Teoria DISC, para melhorarmos nossa performance e comunicação:

Mas voltando ao assunto… Quero frisar que é muito rico e produtivo descobrir e compreender a necessidade do outro para nos comunicarmos da melhor maneira possível, principalmente durante os feedbacks.

Para isso, nada mais assertivo e menos desgastante do que ter clareza sobre qual o perfil comportamental você está lidando/se comunicando.

Se basear em achismos sobre o perfil do outro ou qual a melhor comunicação para usar com ele, não te levará a lugar nenhum, ao invés disso, use um software de inteligência comportamental, rápido e intuitivo com 99% de precisão. Tenha em mente de que antes de entender o outro, é importante também entender você mesmo. Esse entendimento ajuda a termos mais clareza sobre os nossos pontos fortes e fracos ao se comunicar.

 

Agora que você já tem clareza sobre o seu perfil e o da(s) pessoa(s) com quem você deseja realizar um feedfback, vamos para a ação!

Dicas de feedback para cada perfil: Dominante, Influente, Estável e Conforme

 

Ao se comunicar com um DOMINANTE

● Esteja bem preparado, seja específico, vá direto ao ponto e seja breve;

● Concentre-se em números: resultados e prazos envolvidos evitando detalhes em demasia;

● Atenha-se a assuntos profissionais, procure não abusar da sociabilidade;

● Não fale de temas irrelevantes e, em vez de apontar pontos negativos, faça sugestões de como alcançar o objetivo.

Como sugerir melhorias e vender bons resultados: “se você potencializar isso e aquilo terá mais resultados extraordinários, irá bater/ultrapassar a meta; estará a frente disso e aquilo, terá mais poder e liderança sobre…”

 

Ao se comunicar com um INFLUENTE

● Seja caloroso e amigável, preocupando-se em construir uma relação;

● Deixe-o controlar o diálogo, para que tenha muitas oportunidades para verbalizar sua criatividade e suas ideias que devem ser elogiadas sempre que possível;

● Não aponte muitos detalhes e não diga diretamente o que fazer, deixe que ele participe das decisões;

● Prefira interagir em ambientes dinâmicos e mais descontraídos procurando sempre mostrar interesse em saber como ele está se sentindo.

Como sugerir melhorias e vender bons resultados: “se você potencializar isso e aquilo terá mais alegria e otimismo no seu ambiente/time de trabalho… Terá mais tempo para os seus amigos, poderá se conectar com mais pessoas, poderá criar mais…”

 

Ao se comunicar com um ESTÁVEL

● Esforce-se para ser gentil e simpático. Busque construir uma relação de confiança demonstrando um interesse genuíno na sua pessoa;

● Demonstre paciência com sua hesitação, compreenda o tempo de que eles precisam para se adaptar;

● Apresente o assunto da maneira mais suave possível, concentre-se mais em “como fazer” (método) em vez de “o que fazer”;

● Procure não ser dominador e exigente, evite mensagens agressivas com tom de voz forte e linguagem corporal incisiva.

Como sugerir melhorias e vender bons resultados: “se você potencializar isso e aquilo terá mais tempo e calma para realizar suas atividades, sua equipe será mais unida e solidária, as pessoas ficarão mais felizes, fará bem para você e o demais ao seu redor…”

 

Ao se comunicar com um CONFORME

● Prepare-se com antecedência, pois seus padrões são elevados. Dê atenção aos detalhes;

● Seja formal atendo-se apenas ao tema, mostre ser rigoroso e realista. Não seja generalista;

● Seja sistemático e lógico em seus pensamentos apoiando suas afirmações em dados precisos e úteis;

● Concentre-se mais nos fatos e nas regras e, sempre que possível, ofereça segurança e garantias.

Como sugerir melhorias e vender bons resultados: “se você potencializar isso e aquilo terá mais controle sobre… Terá mais tarefas ou responsabilidades… Terá mais espaço e tempo para realizar seus projetos com precisão e qualidade. Aumentará a organização/qualidade/alta performance/precisão/resultado de… Poderá trabalhar mais no computador e independe de pessoas…”

 

As abordagens estão apresentadas de forma extrema para cada perfil, para ficar mais didático, e alguns dos trechos escritos são de origem do próprio software Cis Assessment.

Lembre-se que a flexibilidade comportamental e a habilidade de entender e se adaptar a cada estilo são marcas de um comunicador eficaz.

Seus resultados são consequências da qualidade da sua comunicação.

O quanto você tem investido na sua comunicação?

As dicas apresentadas são aplicáveis e simples, mas o primeiro passo é se autoconhecer e conhecer o seu time também, isso é o básico.

Não perca a chance de aumentar a performance do seu time, comece hoje mesmo dando o primeiro passo.

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