Como vender mais no Natal usando redes sociais?

Que o natal é uma ótima oportunidade de aumentar as vendas você já sabe, né? Por isso, não vamos entrar nesse assunto. Na publicação de hoje nós queremos ajudar você vender mais usando as redes sociais nesse final de ano!

Por isso, continue a leitura e saiba como vender mais no natal usando as redes sociais. Vamos lá?

POR QUE VOCÊ DEVE APLICAR ESFORÇOS PARA VENDER MAIS NO NATAL?

De acordo com dados da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) o crescimento do varejo foi de 6% no ano de 2017. Somente no período comemorativo, as lojas faturaram mais de R$ 51 bilhões em vendas, superando as metas estabelecidas pelos comerciantes.

Quer mais? Segundo indicativos da Serasa Experian, os números do comércio no natal de 2017 foram os melhores desde 2011. Incrível, né?

Com isso, a expectativa para aumentar as vendas no natal 2018 estão ainda mais otimistas. E se você souber aproveitar essas oportunidades, também poderá ver o seu negócio lucrando alto, principalmente se contar com a ajuda das redes sociais.

O QUE VENDER NAS REDES SOCIAIS NO NATAL?

As redes sociais não fazem distinção e lá você poderá vender praticamente de tudo! Alguns segmentos têm conquistado cada vez mais o público, e a grande missão é fazer com que esse consumidor possa deixar o virtual para ir até uma loja.

As lojas virtuais também estão cada vez mais presente na cultura do consumidor. A migração das compras para lojas online também é outra propensão do consumo no país. Em 2017, a modalidade representou 4,3% das vendas do varejo no Brasil, enquanto em 2016 a participação foi de 3,8%.

Brinquedos (10%), bijuterias, óculos e acessórios (9,2%) e produtos para animais de estimação (7,5%) foram os segmentos mais vendidos pelos centros comerciais no último ano, tendência que deve ser seguida.

Por que utilizar redes sociais para vender mais no natal?

como vender no natal usando redes sociais

O Facebook Business apresentou dados super interessantes em Outubro de 2017, onde aponta que 49% dos compradores espalhados pelo mundo afirmam que a rede social influencia suas compras de Natal.

Por isso, aumentar as suas vendas no natal utilizando as redes sociais pode ser o gatilho que faltava para o crescimento da sua loja, já que são tantos os consumidores influenciados pelas redes sociais.

Agora, vamos ao que realmente interessa!

Como usar as redes sociais para aumentar as vendas no Natal?

Você precisa se planejar

Se você quer vender mais no natal, é preciso começar um planejamento antes. De acordo com estudos, o varejo começa a se organizar e preparar ofertas e ações no mínimo 2 meses antes da data. Isso significa que seu planejamento é um dos pontos principais para não ficar para trás. E esse planejamento é claro, deve incluir as redes sociais como forma de divulgação ou atração de possíveis novos clientes, bem como a utilização dela para promoções e sorteios.

Planeje também sua pauta editorial, ou seja, o que será publicado nas suas redes. O Natal pede uma comunicação mais próxima do leitor, mas permite também maior liberdade para imagens mais criativas que possam engajar melhor.

Lembre-se de que o leitor estará super apto a ser influenciado por uma publicação, por isso, faça testes e crie conteúdo específico para o seu público.

Nesse caso, as redes sociais com maior poder de persuasão são o Facebook e Instagram.

Use e abuse (com moderação) dos anúncios para redes sociais

Abusar com moderação parece um pouco estranho, eu sei. Mas aqui o que quero dizer é que você pode e deve abusar de todos os formatos de anúncio que possam ser úteis ao seu negócio e trazer mais clientes.

Nem todos os anúncios são para conquistar mais fãs ou curtidas, existem diversos outros formatos que permitem que você possa capturar um e-mail, divulgar um evento, mostrar um produto novo, enfim.

Quando você realiza o planejamento de conteúdo para redes sociais, você tem a chance de atrair e engajar pessoas com mais antecedência, assim, quando chegar o período de comprar ela certamente se lembrará da sua marca.

Que tal compartilhar um vídeo?

Não é segredo pra ninguém que os grandes players do mercado estão cada vez mais apostando em conteúdos em vídeo. Até porque, as principais plataformas já se posicionaram a favor desse formato de conteúdo, como o próprio Facebook e Instagram. Ou seja, se você puder, inclua vídeos no seu planejamento e cronograma de natal, isso poderá dar a sua marca maior visibilidade e engajamento com o cliente.

Vale lembrar que os vídeos não precisam ser cinematográfico, basta um bom celular na mão e muita criatividade para pôr suas ideias na tela.

Você pode, por exemplo, fazer uma transmissão ao vivo demonstrando o seu produto ou serviço, ou então um vídeo com depoimentos e seus produtos em uso.

Não esqueça do mobile

Olha só, de acordo com uma pesquisa do Facebook, divulgada em Outubro de 2017, as conversões do ambiente móvel superaram o desktop globalmente pela primeira vez!

Isso significa que seu conteúdo também deve ser pensado na experiência do usuário enquanto ele navega pelo celular.

Vídeos possuem um bom desempenho em mobile. Assim como o conteúdo visual que chama mais atenção.

Nesse quesito, não esqueça de usar sempre um Call To Action efetivo, como RESERVAR AGORA ou COMPRAR AGORA.

Aproveite também para incentivar o leitor a compartilhar o seu conteúdo, seja comentando ou marcando um amigo.

 

Natal também é época de promoção

Uma ótima forma de alcançar mais pessoas ou fazer sua marca se tornar conhecida é fazer sorteios ou utilizar cupons. Quando é época de natal, isso deve ser ainda mais intenso entre os concorrentes e você não pode ficar de fora.

Aproveite para oferecer condições especiais para os seus clientes, como descontos ou promoções com cupom. E já que estamos falando de redes sociais, utilize isso a seu favor para conquistar mais fãs, como por exemplo, promoções exclusivas para quem curte a página.

Os cupons podem ser para utilização na loja física ou um código de desconto para aplicar na loja online, você é quem decide.

Gostou das nossas dicas para vender mais no natal com as redes sociais? Clique aqui e solicite uma proposta.

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