O poder das hashtags

O poder das Hashtags

As hashtags chegaram (e já faz um tempo) para facilitar a nossa vida. Elas servem como etiquetas para as publicações e são expressões ou palavras chaves que categorizam os conteúdos. Quando você pesquisa por uma hashtag, aparecerão resultados de publicações que possuem conteúdo relacionado a essa categoria (ou pelo menos deveria ser), assim fica muito mais fácil para o público encontrar o assunto que procura.

Usando as Hashtags a seu favor!

Sim, as hashtags podem e devem ser usadas de forma comercial e com estratégias de marketing, para assim conectar mais a marca com os clientes, atingir novos públicos e, consequentemente, gerar mais vendas. A seguir, listamos algumas dicas para usar melhor as hashtags, confira:

  • Usar letras maiúsculas para separar as palavras;
  • Usar palavras chaves curtas (não escrever frases longas em uma única hashtag);
  • Evitar temas polêmicos (como política ou religião);
  • Ter um tema definido, não deixar o conteúdo da postagem vago;
  • Não usar espaço entre as palavras.

Você pode adaptar essas dicas a sua estratégia de marketing da forma que mais se adequar ao seu público.

Monitorando as Hashtags

O próprio Instagram é uma ótima ferramenta para mensurar a efetividade das hashtags, inclusive analisar a popularidade de uma hashtag, ou saber quantas visualizações a hashtag trouxe para o seu storie.

Também é importante saber como usá-las e tomar alguns cuidados para que seu post não se perca, como por exemplo, se uma hashtag é muito popular a sua publicação corre o risco de passar despercebida em meio a tantas outras!

Porém, se a hashtag é muito singular também não é aconselhável, pois isso significa que ela ou os assuntos relacionados são buscados poucas vezes.

Já no Facebook elas não são tão populares e nem tão usadas.

Para fazer o monitoramento das hashtags você pode até mesmo usar sites como Keyhole, Top Hashtags e WebStagram que são fáceis de usar e podem te ajudar muito na hora de pesquisar um pouco mais sobre a hashtag do seu interesse.

Mas se você preferir um app, o Leetags te ajuda a escolher as melhores hashtags para o seu post, com base em dados do Instagram ele recomenda as hashtags mais relevantes do assunto que você escolher, após buscar a palavra/assunto ele gera e seleciona automaticamente 30 tags relacionadas a sua busca, você pode alterar as hashtags selecionadas por ele, adicionando ou tirando da lista.

Dessa forma mais pessoas se interessam pelo seu perfil e você consegue mais curtidas e mais seguidores.

Crie um Hashtag própria para sua marca!

Criar uma hashtag para sua marca também é importante, isso aproxima mais você do seu público, cria interação e fortalece a autoridade da marca nas redes sociais.

Não esqueça de usar as hashtags com responsabilidade, sempre relacione os assuntos com os posts.

Você gostou dessas dicas sobre as tão famigeradas Hashtags? Não deixe de compartilhar! Curta nossa página no Facebook e Instagram para receber as novidades e dicas que sempre postamos para ajudar você a entender um pouco mais sobre o mundo do marketing!

Você tem aproveitado todo o potencial das hashtags? CLIQUE AQUI e solicite uma proposta para que a gente possa alavancar suas vendas através das suas redes sociais.

Veja também