O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma ação que visa atrair clientes. Também é chamado de marketing de atração, possuindo três pilares: SEO, marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais.

Além disso, essa vertente busca atrair consumidores fiéis de forma voluntária e orgânica. A diferença entre o inbound marketing e o outbound –que seria o marketing tradicional- é que no último, a empresa busca o cliente e não ao contrário. E é isso que o inbound visa mudar.

Por que usar o inbound marketing?

Bom, as grandes empresas têm investido ferozmente nessa ação, pois ela traz:

Aumento de visibilidade do seu negócio;

Diminui o custo de aquisição dos seus clientes;

Atrai clientes em potencial;

Otimiza o processo de vendas;

Gera conteúdos de qualidade.

Ou seja, a sua empresa será vista com outros olhos pelos clientes e será ainda mais requisitada no que faz, é uma estratégia que vem crescendo e se tornando cada vez mais requisitada  e necessária para o engajamento orgânico.

Os passos do inbound marketing.

Todo processo é feito em etapas, e as principais do inboud são 5, e elas são separadas da seguinte forma: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Atrair

O que se faz nessa parte é simples, mas essencial para o acontecimento do resto, ao invés da empresa procurar pessoas para entrarem nos seus sites, ou que elas se interessem pelo seu conteúdo, as empresas criam conteúdos que valem a pena ser lidos e procurados. Se tornando assim uma marca renomada e de prestigio em determinado assunto.

Assim, o público será muito mais engajado, e para isso você precisa seguir alguns desses passos (quase todos se quiser ter sucesso)

Blog, SEO, links patrocinados e redes sociais.

Converter

Essa etapa complementa a anterior, é necessário que o visitante vire Lead para avançar na compra. Ou seja, o usuário passa as suas informações em troca de alguma recompensa ou beneficio.

Ter um blog com conversação é muito mais importante do que possuir muitas visualizações no blog, então para isso existem algumas formas de aproximar o público.

Por meio de ofertas, diretas ou indiretas, landing pages e CRO.

Relacionar

Nós sabemos que nem todos os clientes estão dispostos a finalizar a compra, muitos estão dispostos a ouvir, alguns acreditam que não estão interessados e outros realmente não estão interessados. E todos esses devem ser respeitados, e não se pode forçar o seu cliente a nada.

Basicamente, apenas 3% do seu público está na fase de finalizar a compra, então selecionamos algumas coisas que podem ser feitas parar elevar essa porcentagem ou realmente fazer com que esses possíveis compradores realizem a compra. Os passos são os seguintes: email marketing, automação de marketing e lead nurturing.

Vender

Em alguns casos a venda ocorre pelo site, em outros é necessário um vendedor ou mesmo uma loja física. Por isso os leads estão se tornando mais importantes, eles colocam diversas implicações entre o vendedor e o comprador, uma delas é a prática de Inbound Sales.

Analisar

Um dos pontos diferenciais do marketing digital é poder acompanhar os resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos. As análises do marketing digital são essenciais para o funcionamento do Inbound marketing.

E essa ação é possível com algumas ferramentas disponíveis no mercado, como: web analytics e RD station marketing.

Por que a sua empresa deve usar o inbound marketing?

Ele é uma ferramenta poderosa e que traz vários resultados comprovados, no próximo post entraremos afundo nos assuntos para mostrar a importância de cada segmento e no final lhe mostrar o quão bom isso pode ser para a sua empresa.

 


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