Persona e Público alvo, entenda a diferença

Ao contrario do que muitos imaginam, a persona e o publico alvo não a mesma coisa, apesar de serem semelhantes, dá só uma olhada em quais são as diferenças:

Público Alvo

O publico alvo esta ligado a parcela de pessoas para quem os serviços da sua empresa serão uteis,  ou seja, esse grupo de pessoas pode estar interessados nos seus produtos, contudo isso não quer dizer que todos eles serão seus futuros clientes. Sendo assim o público alvo acaba sendo um conceito mais genérico do que a persona, por exemplo: Maria acaba de abrir uma loja de cosméticos, perceba como seria a descrição do seu público alvo:

“Mulheres de 18 a 36 anos, estudantes, solteiras e mães, residem em Curitiba – Paraná, possuem casa própria e suas rendas giram em torno de 05 e 10 mil reais por mês, costumam passar bastante tempo navegando nas redes sociais e gostam de comprar seus produtos online’’

Muito abrangente não? Entre 18 e 36 anos, existem varias pessoas com expectativas de vida diferentes e que levam estilos de vida diferentes, mas ainda sim, estas ainda podem ser clientes de Maria, ou não? Pode ser que a parcela da população inserida neste grupo não tenha a mínima vontade e interesse de comprar os produtos da loja de Maria.

Por isso ter um publico alvo especifico é tão importante, afinal isso ajuda a marca a definir em qual nicho ela quer atuar, afinal fica difícil produzir algo para um publico não definido! Contudo, muitas vezes trabalhar direcionado apenas no público alvo pode levar a sua empresa a um desperdício de conteúdo! Por que isso? Pois afinal, o conteúdo esta direcionado a uma parcela muito grande da população, desperdiçando o conteúdo em quem não é seu cliente em potencial, diferente da persona!

Persona

A persona podemos dizer que ela vai além do seu cliente em potencial, ela é o seu cliente ideal! Ou seja, a persona acaba sendo um cliente semi-fictício, afinal dentro do público alvo que é tão abrangente, existem diferentes tipos de perfis de clientes, sendo, assim no estudo da persona, você reúne clientes que possuem características mais detalhadas a respeito do seu clientes. Sendo assim, para saber quem é o seu cliente ideal, você deve conhece-lo afundo.

Então deve estar se perguntado: Tá! Agora como eu faço para descobrir quem é a persona do meu negócio? Primeiro de tudo você deve conhecer, as suas dores, quais foram os motivos para ela buscar seus serviços, foi alguma frustração? Alguma necessidade em especifica? Depois, você deve procurar saber quais são os objetivos dessa persona: Qual é o principal objetivo dela ao comprar meus produtos? Se sentir melhor consigo mesma? Melhorar sua qualidade de vida? Ter mais conforto? Quais são os sonhos dessa pessoa? Como é a relação com a família? Qual é o seu passa tempo preferido de verdade? O que costuma fazer nas horas vagas? São perguntas como essas que irão te ajudar a ter estratégias de Marketing muito mais efetivas e com resultados muito mais significativos!

Agora que você já sabe qual é a diferença entre Público Alvo e Persona, que tal vir definir a persona do seu negócio e traçar estratégias de Marketing mais eficazes com a Agência Nectarina? Afinal, de Marketing a gente entende! Agende uma visita conosco!

 

Posts recentes

Deixe um comentário